Mercados
Das alterações sociais às geográficas
As razões por detrás do aumento do preço dos alimentos
2008/02/06 13:58 Paula Gonçalves Martins
Clima, água, terrenos, alimentação estão entre as causas. A subida das cotações das matérias-primas agrícolas e, por consequência, de muitos alimentos, deve-se a variados factores.
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Biocombustíveis roubam espaço aos alimentos
Também a pressionar em alta a procura estão os biocombustíveis, tanto na Europa como nos EUA, onde se pretende incrementar a utilização de fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis (como o petróleo), com particular destaque para os biocomustíveis (de que é exemplo o etanol), produzidos a partir de matérias-primas agrícolas, como o milho (EUA), ou mesmo a cana de açúcar (Brasil).
Prevê-se que a utilização de etanol triplique até 2012 nos EUA. Muitos agricultores optaram por se concentrar na produção de milho, desviando-se da produção de trigo e soja, contribuindo para a enorme subida de preços destes cereais.
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Em termos globais, para serem atingidos os objectivos de aumento de produção de biocombustíveis até 2015, os terrenos adicionais necessários para a produção de cereais seriam de 80 milhões de hectares, uma área superior a França, Portugal e Suíça juntos.
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Sob a atenção dos investidores está também a escassez de água potável. A produção agrícola consome 70% da água, a nível mundial.
A título de exemplo, a produção de uma laranja consome 50 litros de água; a produção de 1 kg de milho consome 1.000 litros, enquanto a produção de 1 kg de carne precisa no mínimo de 5.000 litros de água.
Clima não ajuda
Por outro lado, as alterações climáticas, que estão a levar a condições extremas, tenderão a condicionar cada vez mais as colheitas agrícolas. Em 2007, chuva a mais no continente europeu e chuva a menos na Austrália comprometeram decisivamente as colheitas de trigo. Estima-se que o aquecimento global possa reduzir a produção agrícola em cerca de 15% até 2020.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=912251&div_id=1727
4 de mar. de 2008
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