LEONOR MATIAS
As maiores construtoras automóveis estão mais ecológicas. Em Detroit, no Salão Automóvel que ontem foi inaugurado para os profissionais (entre dos dias 19 e 27 abre ao grande público), estão expostos os últimos modelos de carros eléctricos e híbridos desenvolvido. E entre eles encontra-se o primeiro híbrido de fabrico chinês. Esta aposta das marcas vem demonstrar que os consumidores norte -americanos começam a despertar para as tecnologias amigas do ambiente (e de menores consumos, dado o elevado preço do petróleo), apesar de não prescindirem de veículos de alta cilindrada. O Cobo Center, onde desde 1907 se realiza o salão automóvel de Detroit, ameaça destronar os congéneres europeus, nomeadamente os salões de Genebra e Frankfurt, face à quantidade de apresentações inovadoras previstas para os próximos dias. São mais de 50 as novidades prometem apresentar.A jogar em casa, o grupo General Motors (GM) concentrou logo no primeiro dia as atenções com a apresentação da versão final do Chevrolet Volt, um carro electro-híbrido, que será lançado no mercado em 2010. O gigante americano, que perdeu a liderança mundial para a rival nipónica Toyota, quer deixar bem claro no primeiro grande certame automóvel do ano que pretende voltar a liderar as vendas mundiais. Além do Chevrolet Volt, a GM levou a Detroit, o concept-car a hidrogénio Cadillac Provoq, o mais recente exemplo do revolucionário sistema de propulsão E-Flex. Ao contrário do Opel Flextreme, que está equipado com extensor de autonomia diesel, o sistema de pilha de combustível a hidrogénio e a bateria de iões de lítio do Provoq prescinde totalmente de combustíveis fósseis e só emite água. O custo de circular com um veículo equipado com tecnologia E-Flex (motor eléctrico) ronda 1,5 euros por cada cem quilómetros percorridos. Este custo é quase cinco vezes mais baixo que o custo de utilização de um automóvel convencional a gasóleo. As marcas japonesas e coreanas não faltaram, mas as chinesas concentram atenções, sobretudo a ByD, conhecida por copiar as alemães Mercedes e BMW, e que apresentou o primeiro híbrido chinês.
http://dn.sapo.pt/2008/01/14/economia/salao_detroit_mostra_automoveis_mais.html
15 de jan. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário